sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

GENOT


A solidão assusta sempre, mesmo aos mais desavisados da sua existência. E Genot nunca gostava de estar sozinho. Era nele um sentimento e um traço de sua personalidade que não revelaria a ninguém, tamanha era a força e alegria que fazia questão de expressar.
Não era um rapaz de rosto admirável, entretanto não era feio. Aproximava-se dos trinta anos, mas aparentava mais idade.
Genot encontrava-se no que ele achava ser "um momento decisivo" de sua vida. Há pouco tempo tinha ganhado uma quantia bastante significativa num jogo de loteria e permanecia em silêncio sobre este segredo íntimo e valioso.
O que aconteceria dali em diante e todas as possibilidades de felicidade, que ele julgou serem egoístas, a culpa e dor do trabalho sem fim pela falta de dinheiro, tudo deixaria de existir.
Até mesmo o cansaço de anos pela aquisição da intelectualidade - de universidade em universidade, graduação em graduação - parecia-lhe um alento que deixasse de existir agora. Nunca havia mesmo visto o valor e propósito de tudo aquilo que aprendera e se a vida acadêmica lhe aconteceu, foi pela facilidade que encontrou em estudar a ter de trabalhar no pesado. Sabendo ser pobre não poderia se atrever a ser burro também. "SERIA MUITO MAIS DIFÍCIL".
Na consumição por alcançar a absoluta verdade da vida, teria Genot experimentado vários modos de viver e de ser o que lhe aprazia, se lhe despertasse certo espanto ou curiosidade. Mas agora a estabilidade dos instantes acobertava-o e se o protegia era notadamente um modo novo de tentar lidar com o desconhecido: O AMOR.
Poder cumprir uma rotina somente sua, sua e de mais ninguém era algo de que não se desfazia. Havia algum tempo que morava sozinho e se alguém lhe ensinou o jeito certo de agir e reagir aos acontecimentos, se por acaso tivessem lhe ensinado a cumprir uma rotina comum, de certo o adestramento falhou.
A LIBERDADE. O LIVRE AGIR. Era isto que Genot queria ter, uma vontade que ano após ano não lhe saía da cabeça. Quem sabe seja este realmente o momento decisivo.

3 comentários:

  1. Essa é a istoria de mtas pessoas, tem muita incerteza na vida hj em dia

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, infelizmente...

    andamos demais pra conseguirmos coisa alguma. Que bom que, por sorte, ele teve (ou ainda vai ter) algo que quis.

    ResponderExcluir